ASCESE

Ascese é a viagem do conhecimento interior. A minha viagem pelo cone sul (Sul do Brasil,Uruguai,Argentina e Chile até o deserto do Atacama)

A trilha sonora da viagem. Cliquem para ouvir.

My Way

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Impressões a Varejo 06 e 07/01

Dia 06/01/2010



Hoje dormi muito bem. Para vocês terem uma idéia, coloquei o relógio para despertar lá pelas 9:30 (para não perder o café da manhã na pousada) levantei para tomar o café e....., adivinhem? Voltei para cama...rssss. Dormi até lá pelas 11:30. Dei uma caminhada de aproximadamente 1 hora pela praia e fui tomar cerveja com o Afonso e família. Fez sol quase o dia todo o que deu até para queimar um pouco, o que significa no meu caso próximo de pimentão. Alías minha figura devia estar patética, cara vermelha do sol na estrada, braços queimados e o restante branco galego.


A noite comi um peixe na lagoa da conceição num lugar que me indicaram chamado Barracuda, muito bom. Continuo com o problema das porções, acabam ficando enormes para esse viajante solitário.


Comentário fora de cronologia: Estou comendo muito pouco. Agora estou escrevendo do Hotel em Porto Alegre e pedi Cheese Filé com batatas fritas, não consegui comer nem a metade do sanduíche e já me dei por satisfeito.


07/01/2010


De volta à cronologia dos fatos, saí de Floripa lá pelo meio dia, além de não acordar cedo, até arrumar toda a bagagem é uma luta, embora já esteja prático na coisa.


Até pegar a estrada para Porto Alegre demorei mais de uma hora, uma vez que era necessário voltar ao centro da Ilha para pegar a 101 e o trânsito estava infernal.



Vista da Praia dos Ingleses


Trecho Norte da Praia


Duna semelhante ao Morro da Careca (acho que em Natal)



Vai uma cervejinha com um peixe?


Para não dizerem que não tiro fotos de lugares turísticos, tái a Ponte Hercílio Luz ao fundo.

Viajei com chuva o dia inteiro. A estrada estava uma “m” muitos caminhões, desvios, pista simples, obras e o diabo a quatro, resultado, só consegui chegar a Porto Alegre depois da 20 horas. Em compensação, quando a estrada melhorou e parou de chover, faltando 180 km para chegar a Porto Alegre, tirei o atraso e fiz o trecho em menos de 2 horas (Andei feito gente grande).Bom que a moto anda bem, muito bem diga-se de passagem.



Quando cheguei aqui um guia de turismo me parou na rua e me indicou um Hotel, dizendo que preço era x e que havia garagem. Quando cheguei no tal hotel, depois de desarrumar toda a bagagem, o recepcionista veio me dizer que o preço era maior, até aí tudo bem (para quem estava cansado como eu), depois me disse que a diária da garagem era de R$ 16,00 e o pior é que tal garagem ficava a 5 quarteirões do hotel. Deixei o dito pelo não dito, rearrumei a bagagem e fui em busca de outro lugar. Quando procurava um Flat que tinham me indicado, dei de cara como um Hotel bem simpático numa esquina com preços razoáveis, garagem para a moto e internet a cabo. Muito bom o tal do Hotel. (O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraido)


Impressões a Varejo

A tal “grande solidão” até que não é tão grande assim já estou me adaptando. E deixando para trás certas impressões. A primeira impressão que gente tem quando chega num lugar sozinho é que todo mundo está olhando para a gente, quando nos damos conta, ninguém está muito aí para nós. Não sei o que é pior...rssss. Outra coisa interessante é que começamos a cultivar certos hábitos não muito “normais”, tais como falar sozinho ou pior ainda se olhar no espelho para ver uma cara conhecida. Agora estou bem a vontade com a situação e não tenho mais essas sensações.

Momento Poético:

Para não perder a embocadura vai aí u "poeminha" que perpetrei num sei quando aí para trás na vida.

Renascer


A serpente que me encanta tem nome: LIBERDADE.

Promessa de amplidão, utopia de plenitude.

Sem grilhões, sem amarras, sem medos, sem censuras, plenamente viver.

A vida tem muitos úteros, de todos temos de nascer, haverá sempre um outro e mais outro...

Cansar, desistir de nascer, morrer.

Romper o útero primeiro e último, novamente renascer.

Uma bolha me envolve, minhas mãos tateiam, tentam rompê-la.

Esta proximidade me acossa. Não há saída.

É romper ou romper, que a luz pela membrana se filtra e eu a busco desesperadamente.

Sensações, falta de ar, falta de espaço.

Velhas conhecidas.

O berço outrora confortável, aconchegante, agora me expulsa, se fecha lentamente sobre mim.

Minhas mãos alucinadas tentam rasgar o véu sobre os meus olhos.

A luz me fere, me apavora.

Fico aqui parado, absolutamente sem ação.

Tenho medo de sair, mas preciso.

Luta inglória, luta insana, nascer é preciso, começar de novo, e de novo e de novo...

Meus pulmões buscam ar, há um enorme cansaço, me deixo ficar até não sei quando.

Talvez seja esta sensação de paz da morte que me mantém inerte.

Daqui a pouco uma contração destas acabará me expulsando, ou algum fórceps qualquer me arrancará deste torpor.


Um beijo a todos, minha gratidão pelas manifestações de carinho, até mesmo pela cobrança da atualização do blog. Vou fazendo meus depósitos na minha poupança de carinho.




4 comentários:

  1. Caro amigo Flavio. Por acaso encontrei ontem com o Derlaine e ele me contou de sua "aventura". acessei o seu blog e vi a sua aventura, achei muito legal e de muita coragem alguem fazer uma viagem desta sozinho,mas acho que pelos seus relatos esta sendo otimo para você. Se você por acaso quizer fazer uma aventura desta à cavalo me chame que com certeza você tera um companheiro, de moto infelizmente não é minha praia. Passando aqui por Oliveira , favor aparecer para tomarmos uns uisques e umas cervejas. Vá com Deus . Um abraço, do amigo Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Teacher!!

    Aproveite o momento para comer bastante frutas e peixe durante o dia, a noite no maximo um macarraozinho ao sugo ja ajuda principalmente acompanhando de um bom vinho que deve ter aos montes por ae, mas nao vai chapar o melão nao rapaz! (se o bicho pegar a noite uma boa vitamina ajuda viu? OBS: VITAMINA COM SUCO DE LARANJA(ao invés de leite) É O MIÓZINHO QUE TA TENO.

    leve no bolso umas 250 barras de cereais..ajuda tbem e nao faz mal.

    se achar um tesouro preto por ae chamado acaí pode tomar pq é o bichim é bom e dar uma energia do cão na gente! (conselhos de nativo viu?) mas por favor evite isso a noite! eu duvido que tenha essa preciosidade da minha terra por ae mas enfim..

    E para finalizar uma frase do nosso finado Horácio: "Carpe diem quam minimum credula postero".

    traduzindo ao chulé da letra: Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.


    inté pq ainda tenho que carpe diá num buteco e no forrzão mais tarde pra estrear minha muleka nova kkk!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Flavio, que bom meu amigo, que bom mesmo, fiquei muito feliz ao saber que não estás tão sozinho nesta viagem, fico de aqui te acompanhando e sempre torcendo para que tudo de certo, espero que curtas muito essa viagem, a tua coragem me entusiasma.
    Um grande abraço.
    Luis

    ResponderExcluir