ASCESE

Ascese é a viagem do conhecimento interior. A minha viagem pelo cone sul (Sul do Brasil,Uruguai,Argentina e Chile até o deserto do Atacama)

A trilha sonora da viagem. Cliquem para ouvir.

My Way

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

21/12/2009 - Ascese



Frank Sinatra - I Did It My Way
Found at I Did It My Way on KOhit.net


Quando resolvi fazer essa “aventura” (que não é a primeira e, espero não será a última) aos 54 anos de idade, no princípio imaginei fazê-la em grupo, mas a vida conspirou de tal maneira que vou acabar em vôo solo. Para falar a verdade, mesmo depois de tudo planejado ainda não tenho a verdadeira dimensão desse périplo sul americano. Isso é coisa vou descobrir pelo caminho. Por esse motivo intitulei o blog de “Ascese” que vem do grego e significa a viagem do autoconhecimento por meio de sacrifícios e muita disciplina. Embora não seja o caso, uma vez que, em princípio não se trata de nenhum sacrifício, embora seja um sacro-ofício, tomei a liberdade poética de dar o título ao blog.





Janeiro desse ano, rumo ao nordeste

Depois da decisão tomada, já fui taxado de um monte de coisas, desde manifestações de admiração até, vocês imaginam, as menos elogiosas referências ( doido, temerário, irresponsável, etc. e tal). O mais certo é que sou teimoso como um burro velho (literalmente, risos) e vou em frente. É impressionante como ansiamos por nós mesmos. Nesta primeira postagem pré-viagem adicionei o roteiro pretendido e algumas citações que de alguma forma possam exprimir meus sentimentos. As duas primeiras tomo emprestado de Guimarães Rosa:


O correr da vida embrulha tudo.


A vida é assim: esquenta e esfria,


aperta e daí afrouxa,


sossega e depois desinquieta.


O que ela quer da gente é coragem


João Guimarães Rosa


Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia


João Guimarães Rosa

A outra, embora longa é um magnífico poema de José Régio, um poeta português, contemporâneo de Fernando Pessoa (para justificar o epíteto de turrão):
Cântico Negro


José Régio






" Vem por aqui" - dizem-me alguns com olhos doces,


Estendendo-me os braços, e seguros


De que seria bom se eu os ouvisse


Quando me dizem: "vem por aqui"!


Eu olho-os com olhos lassos,


(há nos meus olhos ironias e cansaços)


E cruzo os braços,


E nunca vou por ali...






A minha glória é esta:


Criar desumanidade!


Na acompanhar ninguém.


Que eu vivo com o mesmo sem-vontade


Com que rasguei o ventre a minha Mãe.






Não, não vou por aí! Só vou por onde


Me levam meus próprios passos...






Se ao que busco saber nenhum vós responde,


Por que me repetis: " Vem por aqui"?


Prefiro escorregar nos becos lamacentos,


Redemoinhar aos ventos,


Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,


A ir por aí...






Se vim ao mundo, foi


Só para deflorar florestas virgens,


E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!


O mais que faço não vale nada.






Como pois sereis vós


Que dareis impulsos, ferramentas, e coragem


Para eu derrubar os meus obstáculos?...


Corre, nas nossas veias, sangue velho dos avós,


E vós amais o que é fácil!


Eu amo o longe e a Miragem,


Amo os abismos, as torrentes, os desertos...






Ide! Tendes estradas,


Tendes jardins, tendes canteiros,


Tendes pátrias, tendes tectos,


E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.


Eu tenho a minha loucura!


Levanto-a como um facho, a arder na noite escura,


E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...






Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.


Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;


Mas eu que nunca principio nem acabo


Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.






Ah, que ninguém me d~e piedosas intenções!


Ninguém me peça definições!


Ninguém me diga: " vem por aqui"!


A minha vida é um vendaval que se soltou,


É uma onda que se alevantou.


É um átomo a mais que se animou...


Não sei por onde vou,


Não sei por onde vou


- sei que não vou por aí!



Bom por enquanto é só. Na próxima postagem procurarei ser mais específico e menos poético sobre preparativos e coisas tais.


10 comentários:

  1. Flávio,
    espero que essa aventura mantenha-se poética, embora só os poetas é que se aventuram...
    Como diria Guimarães Rosa, pela boca de Tatarana, "só aos poucos é que o escuro fica claro."
    Não tenho sua coragem e nem sua poesia, mas ter a oportunidade de vê-las em movimento neste blog, é um pouco vivê-las! Obrigado pela generosidade de dividir-se com os amigos!

    ResponderExcluir
  2. Flávio,
    Que esta seja mais uma (das muitas) viagens inesquecíveis. Curta muuuuuito esta aventura.
    E para completar a onda poética, segue mais uma:
    “As maiores obras foram realizadas por pessoas que de alguma forma conservaram sua capacidade de sonhar grandes sonhos”.
    (W.R.Bowie)
    Um grande abraço,
    Lorenza

    ResponderExcluir
  3. Morgan,

    Admiro pessoas com essa coragem e determinação. Vá em busca dos seus sonhos, e melhor, transforme-os em realidade. Loucos são os outros que não conseguem ir além de Sabará! E outra, idade é coisa de registro no cartório e jogue sua farta, linda e branca cabeleira ao vento! A vida é feita de momentos e essa sua viagem, será certamente um feliz e único momento da sua vida!

    Boa viagem e vá com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Flávio, De Natal, dê este grande presente a todos nós! Relatos e imagens uma viagem agradável; locais novos, pessoas diferentes e emoções que lembrem a que viemos ao mundo. Sucesso! Carlos Fonseca

    ResponderExcluir
  5. Flávio, que maravilha !!! Que tudo dê certo.
    Sugestão: Procure incluir o sul da Argentina e Chile. Patagônia e Terra do Fogo. Paisagens magníficas, cidadezinhas incríveis. Lugares fantásticos. Vale a pena !!! Poste todas as fotos, narre todos os detalhes, sempre, revele-nos coisas desconhecidas. Avante !!!
    Abs.,
    Frede

    ResponderExcluir
  6. Só agora ví seu e-mail, mas por sorte dará para acompanhar sua viagem desde o princípio. Diariamente estarei aqui revendo seu diário e verificando o transcorrer da sua aventura.
    Umas dicas, se você me permitir:
    - leva alguns elásticos daqueles de moto, mesmo se não estiver precisando. serão úteis.
    - tenha uma roupa de motociclista para o verão, daquelas ventiladas, e outra para o inverno, com forro térmico. A de verão você vai precisar no trecho entre Buenos Ayres e San Luiz. Temperaturas acima de 40º à sombra. E a de inverno quando estiver nos Andes.
    - De San Luiz a Mendoza tem um trecho que vale a pena fotografar muito.
    - Se já não conhece, vale a pena passar um dia a mais em Mendoza. É linda e os passeios em bodegas são uma atração à parte.
    - Você verificou se seu percurso não coincide com o do Rally Dakar? Confere aí, pois pode te causar problemas com hospedagem, como aconteceu comigo em janeiro passado.
    - Entre Salta e Corrientes é o pior trecho de toda a viagem. Uma reta interminável, quente, e sem nada para ver. As cidades são muito pequenas e nem hospedagem direito tem. Se puder, descanse bem e tente fazer esse trecho de uma veza só. Se não tiver condições físicas e não achar lugar para ficar em Monte Quemado, tem uma outra cidade chamada Saens Peña que tem um pouco mais de infra-estrutura.

    Se precisar de qualquer coisa, é só avisar.
    Curta bem esta sua aventura que será muito especial e só sua. Os limites estão na cabeça e não no restante do corpo ou em sua Harley. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Flávio foi uma destas grande surpresa que a vida nos reserva. Nos conhecemos por causa de uma foto que ele me pediu para tirar para o blog da viagem que ele está fazendo. Conversa vai, conversa vem descobrimos muitas coisas em comum, moto, blus, aulas, cerveja caipirinha, enfim, tudo de bom. Tenho certeza que sua viagem será um grande sucesso e que esta amizade que floreceu agora irá cresceer e fortificar ao longo do tempo.l.

    ResponderExcluir
  8. Tio flavio.

    Estou te acompanhando direto.

    Sou ruim para escrever,mas estou ligado.:

    Estara sempre no lado esquerdo do peito.

    Abra o email,pois tenho enviado normalmente...

    Beijos

    Júvio

    ResponderExcluir
  9. Segunda feira, Janeiro 11,2010
    Flávio!
    Todos nós estamos fazendoesta viagem com você.
    Não deixe de atualizar, estamos conhecendo tudo e todos. Deus te acompanhe...
    Beijos.
    Derlane

    ResponderExcluir
  10. Flávio,
    Que essa seja mais uma das inúmeras aventuras que ainda virão em sua vida!
    Sua garra, coragem e determinação só me fazem te admirar cada dia mais!
    E que você retorne às aulas com energias renovadas, para que 2010 seja um ano de muitas coisas boas!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir